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Blog do Sindmetal

5ª edição


Ex presidente do Sindmetal será o novo presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba


Pela 1ª vez na história do Sindmetal, a FIEMG Regional Vale do Paranaíba será comandada por empresário ligado ao Sindmetal


O Empresário João Pelegrini, proprietário das empresas: Casa do Chevrolet, Casa da Transmissão e Força P, será o novo presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, pelo próximo triênio. Ele foi presidente do Sindmetal até dezembro de 2021, quando passou o bastão para o atual presidente José Alves.

Será um marco histórico para o Sindmetal, ter no comando da Regional, alguém ligado ao nosso sindicato, isto fortalece ainda mais a nossa atuação junto aos segmentos que representamos.

O empresário João Pelegrini informou ao nosso blog que levará para sua gestão, toda a experiência adquirida no Sindmetal e tem muitos planos para melhorar ainda mais a atuação da Regional, visando dar uma maior visibilidade e principalmente representatividade das cidades que compõem a Regional, buscando fortalecer as empresas e criar oportunidades para que novas empresas venham atuar aqui e fortalecer ainda mais a nossa região.

A posse será no próximo dia 26 em Belo Horizonte na seda FIEMG.

 

Está saindo do papel o Programa de Desenvolvimento Setorial em Reparação Automotiva da Região do Triângulo e Alto Paranaiba


Uma ação que começou com um projeto de um Selo Automotivo para a região, devido a qualidade dos parceiros envolvidos está se transformando em um programa.



Aconteceu no último dia 06 (sexta-feira) uma reunião com participação dos representantes das entidades envolvidas no programa: Sindmetal, Simu (Uberaba), Regional Vale do Paranaiba, Regional Vale do Rio Grande, Sebrae, Senai de Uberlândia, Senai de Uberaba, IEL e UBQ, para a apresentação final dos: critérios de avaliação para as empresas que irão participar do programa, o regulamento e também o código de ética do mesmo.

As empresas que irão participar do programa serão avaliadas nos seguintes critérios:

  1. Mercado e estratégias.

  2. Clientes.

  3. Produtos e serviços.

  4. Gestão financeira e fornecedores.

  5. Infraestrutura.

  6. Equipamentos e materiais.

  7. Gestão de pessoas.

  8. Saúde e segurança do trabalho.

  9. Processos e operações.

  10. Gestão ambiental e responsabilidade social.

A empresa terá um raio X da sua realidade, feita por profissionais qualificados e posteriormente avaliados por uma comissão isenta que irá certificá-la dentro das opções:

  • SELO OURO

  • SELO PRATA

  • SELO BRONZE

Muitas empresas do segmento automotivo serão convidadas a conhecer o programa, os seus benefícios e caso tenham interesse poderão se candidatar a fazer parte dele.

O importante é que envolverá a região do Triângulo e Alto Paranaiba, inicialmente as cidades de Uberlândia e Uberaba, mas já programado as outras importantes cidades da nossa região.

 

5 dicas para ter controle financeiro e evitar apuros na sua empresa


Estas atitudes simples, mas estratégicas, mantêm a saúde financeira dos seus negócios


Conhecer os números, as finanças e os indicadores dos negócios são pontos essenciais para que uma empresa cresça de maneira saudável. Por isso, é tão importante estar atento a esses dados para identificar qualquer problema e resolvê-lo de maneira ágil

Afinal, de acordo com o relatório Causa Mortis, do Sebrae, os principais motivos para um negócio fechar as portas antes de completar cinco anos de funcionamento são falta de planejamento prévio e as dificuldades na gestão empresarial.

Para manter a saúde financeira do seu negócio em alta, confira cinco atitudes simples, porém muito estratégicas que vão beneficiar seu controle financeiro e permitir que sua empresa não passe por apuros. Para conferir a matéria na íntegra acesse o site: https://administradores.com.br/noticias/5-dicas-para-ter-controle-financeiro-e-evitar-apuros-na-sua-empresa


 

Estudo mostra como colaboradores enxergam o ambiente de trabalho


Pin People revela a percepção de diferentes colaboradores desde a entrada na empresa até o momento de dizer adeus

Os desafios da área de gestão de pessoas não são pequenos e incluem desde investimentos na construção de uma marca empreendedora, que atraia talentos, a iniciativas que promovam o desenvolvimento profissional e retenham as pessoas. Sem falar dos processos de desligamento dos colaboradores, o chamado offboarding, ainda negligenciados pelas organizações.

Se esta realidade já é complexa, imagine atender a públicos de várias gerações com expectativas pessoais, profissionais e timing completamente diferentes entre si. É este um dos principais insights do estudo Panorama da Experiência do Colaborador 2021, elaborado pela startup Pin People, plataforma de gestão de experiência do colaborador.

O estudo anual, maior relatório sobre Employee Experience da América Latina, aborda todas as etapas do colaborador na empresa, do onboarding — que são os seis meses iniciais, à jornada a partir do sétimo mês e ao processo de desligamento, o offboarding.Para conferir a matéria na íntegra acesse o site: https://exame.com/negocios/estudo-mostra-como-colaboradores-enxergam-o-ambiente-de-trabalho/



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