top of page
Buscar
  • sitesindmetal

Blog do Sindmetal

13ª edição


Informações sobre o TRILHAS DO FUTURO e os segmentos de atuação do Sindmetal


Desde o ano passado, o governo de Minas Gerais criou o projeto TRILHAS DO FUTURO, que oferece GRATUITAMENTE cursos técnicos para os alunos do ensino médio.

Estes cursos estão acontecendo nas unidades do Senai de nossa cidade (Roosevelt e Santa Rosa) e também na unidade do Senai em Araguari.

Os cursos tem a duração de 18 meses e a primeira turma iniciou no ano passado, com as turmas finalizando o curso em 2023.

Serão profissionais que estarão disponíveis no mercado de trabalho.


Abaixo os cursos e a quantidade de alunos que hoje estão cursando:

Araguari

  • técnico em eletroeletrônica: 40 alunos (turma 2021)

  • técnico em eletromecânica - 40 alunos (turma 2021)

  • técnico em mecânica: 34 alunos (turma 2022)

  • técnico em eletroeletrônica - 34 alunos (turma 2022)

Uberlândia

Turma de 2021

  • técnico eletrotécnica: 115 alunos

  • técnico em automação industrial: 114 alunos

  • técnico eletroeletrônica: 104 alunos

  • técnico manutenção automotiva: 98 alunos

  • técnico em eletrônica: 96 alunos

  • técnico em mecânica: 77 alunos

  • técnico fabricação mecânica: 69 alunos

  • técnico eletromecânica: 40 alunos.

início 25 de julho de 2022

  • técnico em eletrotécnica: 38 alunos

  • técnico em mecânica: 38 alunos


As empresas que tiverem interesse em ter maiores informações sobre estes cursos, entrem em contato, que teremos o maior prazer em passar as informações.

 

Sindmetal no 2º semestre com muitas novidades


Iniciando o 2º semestre e o Sindmetal já preparando boas novidades para os seus associados e para as empresas não associadas


Dentro do planejamento que foi feito pelo Sindmetal para o ano de 2022, teremos neste 2º semestre muitos eventos que irão contribuir com crescimento e competitividade das empresas de nossa cidade e até da região, alguns eventos que irão acontecer:


01 - NOVA TURMA DO CURSO DE SOLDA TIG MIG E MAG

Devido a grande demanda por parte das empresas pelo curso, pela carência de profissionais que tenham o certificado de aperfeiçoamento neste tipo de solda, preferencialmente do Senai, que hoje é exigido pelo mercado, pois em muitas grandes empresas não é permitido que terceiros executem serviços sem que o profissional tenha este certificado

02 – CURSOS AUTOMOTIVO DA BOSCH – ONLINE E PRESENCIAL

Projeto desenvolvido pelo Sindmetal em parceria com o IEL (FIEMG COMPETITIVA) e Bosch, que visa qualificar cada vez mais os profissionais do segmento automotivo com as novas tecnologias.

Neste projeto o FIEMG COMPETITIVA está investindo muito recursos financeiros para subsidiar e possibilitar a participação de diversas pequenas oficinas, que não teria condições de enviar o seu profissional para realizar este mesmo curso na fábrica da Bosch em Campinas e que agora terá o mesmo curso em nossa cidade, com aulas teóricas e práticas para o segmento de linha leve e diesel.

Ex. de cursos que serão oferecidos:

  • Diagnóstico de Sistemas Diesel Common Rail

  • Diagnóstico de sistemas de Injeção Direta e Indireta

  • Diagnóstico de redes de bordo

  • Gestão de oficina – módulo inicial

Todos os cursos serão com CERTIFICADOS DA BOSCH

03 – MISSÃO NIÓBIO EM ARAXÁ

Uma parceria Sindmetal e IEL (FIEMG COMPETITIVA) possibilitará que um grupo de empresários do segmento de metalurgia e automotivo, visitem a CBMM, que é uma das maiores produtoras de nióbio no mundo.

Este evento irá acontecer em agosto e brevemente estaremos convidados alguns empresários interessados em fazer parte deste grupo que irá em Araxá conhecer as diversas utilizações comerciais que podem ser feitas como este mineral.

04 – CONSULTORIA EM QUALIDADE DE SOLDAGEM

Brevemente divulgaremos uma grande novidade que estaremos oferecendo para as empresas do segmento de metalurgia e que é INEDITO em nossa região.

Uma parceria Sindmetal/IEL (FIEMG COMPETITIVA)/SENAI que temos certeza irá impactar positivamente o segmento.

05 - SELO AUTOMOTIVO

Já está em andamento o desenvolvimento do SELO DE QUALIDADE AUTOMOTIVA, que inicialmente será para as cidades de Uberlândia e Uberaba e posteriormente outras cidades de nossa região.

Está pronto os critérios de avaliação e no momento esta sendo finalizado pelo SEBRAE o plano de comunicação do selo.

Acreditamos que irá agregar muito valor as empresas do segmento automotivo de nossa região.

Adicione um título para cada etapa da sua receita. Os títulos chamam a atenção dos leitores e os mantêm na página. Divida o processo em etapas curtas e claras.

 

10 dicas para o seu negócio prosperar e ter mais sustentabilidade no mercado


Executivo do Sebrae orienta empreendedores na consolidação de seus negócios


Para se manterem competitivos no mercado, os empreendedores enfrentam muitos desafios, principalmente nos primeiros cinco anos do negócio, considerado o período de maior taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas. Além de uma missão e propósito bem definidos para persistirem, os donos de pequenos negócios devem ficar atentos aos diversos aspectos do empreendimento, que envolvem desde o aprimoramento da gestão até o aperfeiçoamento do comportamento de um empreendedor de sucesso.

O gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto, ressalta que quando o propósito da empresa está em sintonia com o propósito pessoal do empreendedor fica mais fácil encarar as dificuldades do dia a dia da empresa e se manter mais motivado. “Quando isso acontece, é possível enxergar com mais clareza como o seu negócio faz a diferença na vida das pessoas e como, de fato, resolve o problema do seu cliente”, frisou. Para ajudar os donos de pequenos negócios, o especialista elaborou 10 dicas para fazer o seu empreendimento prosperar e ter mais sustentabilidade no mercado. Para conferir a matéria na íntegra acesse o site: https://administradores.com.br/noticias/10-dicas-para-o-seu-negocio-prosperar-e-ter-mais-sustentabilidade-no-mercado

 

Escassez de mão de obra qualificada no Brasil atingiu 81% em 2022, diz pesquisa


À CNN Rádio, a diretora do ManpowerGroup, Wilma Dal Col, responsável pelo levantamento, afirmou que esse tipo de qualificação vai além da formação e execução da atividade


Uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup apontou que a falta de mão de obra qualificada no Brasil atingiu a marca de 81% em 2022 – a média global é de 75%.

A consultoria ouviu 40 mil empregadores em 40 países e 3 em cada 4 empresários relatam dificuldades para encontrar talentos.

Em entrevista à CNN Rádio, a diretora de gestão estratégica de pessoas no ManpowerGroup, Wilma Dal Col, explicou que a pandemia “pisou no acelerador” do problema, mas não o causou.

“A cada ano, as empresas têm mais dificuldades para preencher vagas, desde as mais simples até algumas funções que exigem maior preparo e formação”, avaliou.

Essas dificuldades estão relacionadas “ao avanço e desenvolvimento da tecnologia, que vem cada vez mais trazendo soluções ágeis e exige o melhor da competência humana.”

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page