top of page
Buscar
  • sitesindmetal

BLOG SINDMETAL

30ª Edição


Presidência do Sindmetal


O Sindmetal tem um novo Presidente, o empresário Arquimedes Rosa. Natural de Ituiutaba, proprietário da conceituada oficina "Estufa de ouro", se mudou para São Paulo com o irmão aos 17 anos de idade, onde desempenhava a função de pintor de carros e seu irmão, atual sócio, era funileiro. Ambos já tinham o desejo de abrir uma oficina, mas foi em terras uberlandenses que o sonho tornou-se realidade. Devido a uma necessidade familiar, os dois se mudaram para Uberlândia em 1979 e aqui abriram a Estufa de Ouro, que hoje emprega 62 colaboradores. Segundo o Sr. Arquimedes, sua gestão no Sindmetal buscará a continuidade e a competência das gestões anteriores visando uma liderança compartilhada, valorizando o diálogo e o crescimento da indústria metal mecânica local.

O Sindmetal agradece o senhor José Alves Ferreira Filho pelo tempo de gestão durante a presidência do Sindmetal e deseja uma ótima trajetória nessa nova jornada da sua vida e deseja ao Sr. Arquemedes boa sorte neste novo desafio!

Arquimedes C. Rosa  - Presidente do Sindmetal
Arquimedes C. Rosa - Presidente do Sindmetal

 

Perspectivas para o ano de 2023


Em 2023, o Sindmetal renova suas metas para melhor atender aos seus associados e fomentar as indústrias do setor. Pretendemos estar mais próximos de nosso público através do nosso blog e das redes sociais, criando conteúdo informativo sobre as atividades que vamos desenvolver ao longo do ano e também sobre as principais novidades e tendências dos setores de mecânica, metalurgia e elétrica.


Pensando em aproximar cada vez mais nossos parceiros às práticas de profissionais referência no mercado, estamos iremos oferecer diversos cursos, eventos e atividades..


Entre os cursos planejados para 2023 estão:

  • Solda MIG/MAG e TIG;

  • Tornearia mecânica;

  • Programação Básica de torno CNC;

  • Alinhamento, balanceamento e freios ABS;

  • Fundamentos da elétrica automotiva;

  • Dentre outros.

Em breve disponibilizaremos nosso calendário de cursos e eventos.




 

INSCRIÇÕES ABERTAS: CURSO DE SOLDA TIG, MIG E MAG - MÓDULO I



Em mais uma parceria do Sindmetal com o SENAI, visando capacitar mais profissionais para o mercado de trabalho, atendendo à demanda e escassez de mão-de obra, o primeiro curso que será oferecido este ano já tem data marcada para começar.

No primeiro módulo o curso irá comtemplar os seguintes temas:

  • Processo de soldagem em aço carbono na posição plana em chanfro;

  • Processo de soldagem em aço carbono na posição horizontal em chanfro;

  • Processo de soldagem em aço carbono na posição vertical em chanfro.

As inscrições estão abertas, com início das aulas dia 27/03/2023. Maiores informações: (34) 99762-2053.


 

Brasil precisa de uma política industrial


Em artigo publicado pelo jornal O Globo, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, fala sobre o papel da indústria para que o Brasil cresça de forma sustentada.

O desenvolvimento da indústria é imprescindível para o Brasil crescer de forma sustentada. Também é fundamental para o país enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, pela transformação digital e pela desorganização das cadeias globais de suprimentos, que foram severamente afetadas pela pandemia da covid-19 e pela guerra na Ucrânia.

Por isso, precisamos adotar, com urgência, uma política industrial moderna, que reverta o acelerado processo de desindustrialização ocorrido no país nas últimas décadas.

Nos últimos anos, a indústria, sufocada por uma série de disfunções, vem perdendo força. A participação do setor no PIB, que era de 48% em 1985, caiu para 23,6% em 2022. Embora ainda seja responsável por cerca de um quinto do PIB, a indústria recolhe 32,9% dos impostos federais, ou seja, um terço do total.

Além disso, é responsável por 71,8% das exportações e por 68,6% dos investimentos empresariais em pesquisa e desenvolvimento. É a indústria, também, que produz os principais insumos e equipamentos que tornam os demais setores da economia mais produtivos e competitivos.

Com enorme potencial para gerar riquezas e inovações, a atividade industrial está no centro das novas estratégias implementadas pelas nações mais avançadas para retomar o crescimento econômico. Atualmente, 84 países que representam mais de 90% do PIB mundial têm políticas ativas de apoio às suas respectivas indústrias.

Estima-se que Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul, Alemanha e outras nações da União Europeia investirão cerca de US$ 5 trilhões no nesse campo, nos próximos anos.





A proposta para um Brasil mais competitivo


Com o objetivo de contribuir para que o Brasil também entre nessa rota, a CNI apresentou ao governo eleito o Plano de Retomada da Indústria, que contém propostas com vistas a estimular a produção e ajudar as milhares de empresas instaladas no país a enfrentar, em igualdade de condições, a acirrada concorrência externa.

Uma das principais propostas diz respeito à redução do Custo Brasil, que inclui, entre outros, o sistema tributário complexo, as deficiências na infraestrutura e a insegurança jurídica, fatores que, de acordo com estudo do Movimento Brasil Competitivo, subtrai R$ 1,5 trilhão das empresas todo o ano.

Para diminuir esse fardo, é preciso que o novo governo dê prioridade à aprovação de uma reforma tributária que simplifique o sistema de arrecadação de impostos, reduza a cumulatividade e desonere os investimentos e as exportações, nos moldes da PEC 110, que já está em estágio avançado de tramitação no Congresso Nacional.

É necessário, igualmente, implementar uma política industrial de longo prazo, baseada no desenvolvimento científico e tecnológico, uma vez que a inovação é a principal fonte dos ganhos de produtividade e de competitividade.

Além de buscar a redução dos custos que oneram, em demasia, o setor, a política industrial deve focar no desenvolvimento do comércio exterior, assegurando a integração da economia brasileira às cadeias globais de valor, e criando condições para que o país seja um polo de atração de investimentos e de geração de tecnologias.

A execução de tal política, no entanto, só terá êxito se houver uma estrutura eficiente de governança, com recursos orçamentários adequados, e com capacidade para articular e priorizar as medidas de retomada da indústria brasileira.

Nesse sentido, a recriação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o fortalecimento do BNDES são fundamentais para a elaboração e a execução de um projeto que promova o crescimento duradouro e sustentável da economia.

Partimos da premissa de que não há país forte sem uma indústria competitiva e inovadora. Seu fortalecimento, portanto, é crucial para a retomada do crescimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho e renda para todos os brasileiros e brasileiras.

*Robson Braga de Andrade é empresário e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O artigo foi publicado no jornal Correio Braziliense no dia 30/11/2022.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência de Notícias da Indústria têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente.


Matéria replicada da agência de notícias da Confederação Nacional das Industrias.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page